As notas do iOS são excelentes para registrar ideias, salvar links, senhas e outros assuntos importantes no iPhone e iPad. Para usá-las com essa finalidade, é importante garantir a segurança do aplicativo, evitando que as notas sejam acessadas por bisbilhoteiros indiscretos. Pensando nisso, a Apple adicionou no iOS 9.3 a possibilidade de bloquear anotações com senha de forma que só pessoas autorizadas ou o dono do aparelho possa acessá-las. Além da senha, o sistema também permite que o desbloqueio seja realizado através das digitais registradas no recurso Touch ID do iPhone. Veja como usar a função no tutorial a seguir.
Passo 1: Abra uma anotação e toque no ícone de compartilhamento no canto superior direito da tela.
Passo 2: Escolha a opção “Bloquear Nota”.
Passo 3: Crie uma senha e defina uma dica para lembrar dela. Como dissemos, esta senha servirá para todas as notas bloqueadas daqui por diante. Em seguida, ative a função “Touch ID” (caso seu dispositivo tenha o sensor de digitais) e toque em “OK”, no canto superior da tela.
Passo 4: Para bloquear ou desbloquear uma nota, toque no ícone de cadeado na parte superior da tela.
Passo 5: Nesse momento, use a sua digital ou toque em “Digite a senha” para desbloquear a nota.
Caso esqueça a senha: Se você esquecer a senha que criou, pode ainda desbloquear notas já salvas com o Touch ID mas não poderá bloquear novas. Neste caso, você precisará redefinir a senha para uma nova. Com isso, todas as senhas bloqueadas a partir da redefinição terão a nova senha. Já as antigas, continuarão tendo que ser desbloqueadas apenas com o Touch ID.
Fonte: Blog do iPhone