3 dicas para aumentar a segurança no seu iPhone e evitar dor de cabeça

Poucas coisas são tão inconvenientes quanto perder um smartphone. Esse desgosto é ainda pior quando falamos dos iPhones, que são tidos pelos brasileiros como verdadeiros bens por causa do preço cobrado pela Apple por ele. Quem já perdeu o aparelho da Maçã numa balada, foi roubado ou até mesmo esqueceu ele em algum lugar sabe o desespero que é ficar longe dele.  Adicione a isso o fato de que qualquer um poderá ter acesso a seus dados, redes sociais, fotos e vídeos caso você não tenha tomado alguns cuidados no que diz respeito à segurança do iPhone e pronto, a desgraça está feita.  Nesses casos, é melhor prevenir do que remediar. Pensando nisso, elaboramos uma lista com três dicas para garantir a segurança do seu iPhone como um todo e impedir que qualquer um veja suas informações. Vamos a elas.

  1. Use uma senha de acesso  

O código de acesso ao iPhone é a primeira barreira que você pode impor para impedir que outrem tenha acesso ao seu dispositivo. Atualmente, o iOS 9 implementa um código de seis dígitos numéricos, dois a mais que o que tínhamos até o iOS 8. Para incrementar ainda mais a segurança e dificultar a ação de pessoas mal-intencionadas, você também pode definir uma senha alfanumérica maior que seis campos.

Embora a chegada do Touch ID tenha facilitado a vida de quem odiava digitar o código, a dica é escolher algo que você consiga memorizar facilmente e dificulte a vida de quem está tentando invadir seu iPhone.

Para ativar o uso do código, basta acessar “Ajustes”, rolar a tela e tocar em “Touch ID e Código”. Nessa tela, procure a opção “Ativar código” e toque sobre ela. Feito isso, o iOS pedirá para você definir que tipo de código deseja criar; escolha e forneça a senha de acesso ao seu iPhone. Pronto, depois disso você só conseguirá desbloquear o iPhone após inserir essa senha ou fornecer sua digital através do Touch ID.

  1. Ative o Buscar iPhone  

Pode até ser que você ache todas as demais dicas desnecessárias, mas se tem algo indispensável é o recurso Buscar iPhone. Ele não interfere em nada o desempenho do seu aparelho e não exige praticamente nenhum esforço para ser configurado. Caso tenha ele ativado, você poderá rastrear o seu iPhone perdido/roubado a partir de outro dispositivo iOS ou computador, com a localização exata do aparelho em um mapa. Na pior das situações, você poderá até mesmo formatá-lo remotamente para evitar que qualquer informação importante caia em mãos erradas.

Para ativar o Buscar iPhone, acesse o menu “Ajustes” e toque sobre a opção “iCloud”. Role a tela até encontrar a opção “Buscar iPhone” e ative-a ligando a chave de seleção na tela do recurso.

  1. Desativar acesso com tela bloqueada 

Apesar do código de acesso ser suficiente para parar a ação de pessoas mal-intencionadas, os mais experientes conseguirão se aproveitar de uma falha no iOS que permite acessar informações pessoais mesmo a partir da tela bloqueada.  Isso acontece porque a Siri pode acabar sendo mais prestativa do que deveria e entregar informações pessoais a quem encontrar seu iPhone perdido. Para evitar que esse tipo de coisa aconteça, o ideal é desabilitar o uso da Siri a partir da tela bloqueada.

Para fazer isso, acesse o menu “Ajustes” e toque em “Touch ID e Código”. Nessa tela, busque pela seção “Permitir acesso quando bloqueado” e perceba que a opção Siri está com a chave ativada – desative-a para limar o funcionamento da assistente pessoal na tela bloqueada.  As demais opções também podem ser atraentes para quem tem uma preocupação maior com privacidade e segurança. Por exemplo, desativar o “Wallet” fará com que você obrigatoriamente tenha que desbloquear o iPhone para fazer pagamentos usando o Apple Pay. “Hoje” e “Visualização de Notificações” fará com que as informações desses dois não apareçam na tela bloqueada, enquanto “Responder com Texto” impedirá que mensagens de texto sejam respondidas a não ser que a tela seja destravada.

× Como posso te ajudar?