8 Recursos que o iPhone 8 possui

O iPhone 8 e o iPhone 8 Plus chegaram ao Brasil em 2017 com opções de upgrade para quem tem modelos antigos. Eles devem enfrentar a concorrência acirrada do Galaxy S8 e Galaxy S8 Plus, da Samsung. A Apple apostou em novidades nos novos aparelhos lançados.

 

1. Touch ID

A Apple abandonou o Touch ID no iPhone X, mas o leitor de impressões digitais permanece no iPhone 8 – e melhor, na parte frontal, junto do botão Home.

O Touch ID é uma vantagem para quem tem mãos pequenas e, por isso, tem dificuldades de alcançar o leitor do S8 próximo à câmera. Além disso, só com o recurso na parte frontal é possível desbloquear o celular confortavelmente sobre a mesa sem precisar digitar senhas.

2. Botão de início

No iPhone 8, a Apple mantém o botão de início como no iPhone 7, dando acesso rápido à Siri.

3. 3D Touch

A Apple implementou o 3D Touch no iPhone 6S e a mantém a função na linha atual, incluindo os iPhones 8 e 8 Plus. O recurso permite acessar menus secundários em vários cenários de uso, que vão desde atalhos da tela inicial até funções ocultas dentro de apps. No iOS 11, o toque forçado na tela é essencial para usar alguns recursos do aparelho, como as notificações da tela inicial.

4. Processador A11 Bionic

O processador do iPhone é mais uma vez um dos destaques do aparelho. O chip A11 Bionic vem superando os principais rivais no mercado em testes de performance, vencendo o Snapdragon 835, da Qualcomm (utilizado no S8 vendido nos EUA). Em alguns casos, o iPhone 8 apresenta até o dobro da velocidade frente a qualquer aparelho Android, incluindo o Galaxy S8. Além disso, segundo a própria Apple, o celular alcança velocidades até 70% maiores que as vistas no iPhone 7, modelo com chip A10 Fusion.

Somente testes mais aprofundados podem dar o resultado definitivo. Entretanto, ao menos segundo os apps de benchmark, o novo processador da maçã pode estar pelo menos uma geração à frente do componente que vem no Galaxy S8.

5. Vídeo 4K a 60 quadros por segundo

Tanto iPhone 8 quanto Galaxy S8 gravam vídeos em 4K, mas somente o celular da Apple realiza a tarefa capturando 60 quadros por segundo (fps). O rival da Samsung estaciona na metade, com vídeos a 30 fps. O resultado é uma superioridade perceptível em gravações com o smartphone, pois vídeos feitos com o iPhone na configuração máxima tendem a ser mais fluidos. Por enquanto, os iPhone 8, 8 Plus e iPhone X são os únicos modelos do mundo com esse recurso – outra vantagem do processador A11 Bionic.

6. Dual câmera na versão Plus

O iPhone 8 Plus tem como principal diferencial um sistema de câmera dupla para tirar fotos melhores. Com um sensor secundário, o iPhone pode identificar melhor a profundidade dos objetos em um cenário e capturar fotos com fundo borrado no chamado Modo Retrato. Além disso, a segunda lente permite aplicar um zoom óptico de 2x, que não distorce a imagem.

7. Som estéreo

O iPhone 8 continua com o mesmo sistema de som que estreou no iPhone 7, com direito a áudio estéreo. O celular da Apple possui dois alto-falantes, resultando numa qualidade superior ao ouvir música e assistir a vídeos. Além disso, a presença de duas saídas de som diminui as chances de ter o áudio abafado com as mãos ao segurar o aparelho em determinada posição.

8. Elevar para despertar

O recurso Elevar para Despertar é outro que chegou no iPhone 7, permanece no iPhone 8 e não existe no concorrente . A função usa os sensores do aparelho para entender quando o usuário pega o celular da mesa ou do bolso e o coloca no campo de visão, acendendo a tela automaticamente. A ideia é que o smartphone possa exibir notificações sempre que necessário, dispensando o botão físico e economizando o máximo de bateria.